Organização: um guia de limpeza e preparação para o Natal

Imagem:Sonyachny, de envatoelements Imagem:Sonyachny, de envatoelements

Todo ano é assim. Dezembro ameaça bater na porta e todos enlouquecem com as pretensas obrigações de faxinar a casa para as festas de fim de ano. Num 2020 tão atípico, valorizar o que realmente importa – a companhia da família, a saúde dos amigos – entra na pauta, juntamente com a missão de investir em soluções práticas para poder desacelerar. “Para entrar no clima, recomendo fazer já dos preparativos um momento de celebração. Coloque uma música que traga boas vibrações, abra o primeiro panetone da temporada ao fim da montagem da árvore… Vamos dar importância a esses pequenos momentos felizes”, orienta a home expert Flávia Ferrari, que comanda o canal de Youtube A Dica do Dia.

Oficialmente, a tradição católica determina que os preparativos do Natal devem começar no primeiro domingo do advento, que este ano cai no dia 29 de novembro. Mas há tempos esse marco deixou de ser levado à risca. “O bacana é conseguir preparar as coisas com calma, carinho e no ritmo possível”, completa Flávia. Para ajudar na organização das tarefas, ela nos ajudou com truques práticos e fáceis de providenciar. Vem com a gente!

1. Como limpar a árvore de Natal
Pequena ou grande, durante o tempo em que ela fica montada, a sujeira se acumula sem piedade. Use um aspirador para eliminar a poeira visível. Reavive as cores e elimine fungos passando um pano umedecido em uma solução de água e vinagre branco misturados na mesma proporção. O odor sai rapidamente e o efeito é de lifting para a decoração.

2. Renove os enfeites
Você pode aplicar a mesma solução de água e vinagre branco nos itens mais rígidos. Já flores de tecido ganham vida nova de colocadas em um saco plástico com bastante ar (como se fosse um saco de batatinhas) e uma colher generosa de sal de cozinha. Chacoalhe bem para que o sal entre em cada cantinho do enfeite. Depois é só bater o excesso sobre a pia e pendurar as flores no lugar.

3. Planeje o cardápio
Consulte as pessoas que vão compartilhar a ceia com você sobre possíveis restrições alimentares. Partindo daí, escolha receitas festivas que têm mais a ver com vocês. Capriche em pratos de preparo antecipado, para que você fique livre para conviver com seus queridos, em vez de ficar correndo entre a pia e o fogão na hora do jantar.

4. Faça um calendário do advento ou pote da gratidão
Em um ano difícil como esse, vale anotar as boas lembranças de acontecimentos bacanas para recordar na festa de Natal ou Ano Novo. Rolar a câmera do celular pode te ajudar a se recordar de vários deles. Anote em pequenos papéis e convide a família a fazer o mesmo. “Ler as mensagens durante a festa faz com que a gente reviva esses bons momentos”, conta Flávia.

5. Faça encomendas sem pressa
Prefere investir em pratos prontos? Ótima ideia. Faça isso com bastante antecedência para não correr o risco de entrar em uma angustiante lista de espera ou sofrer com atrasos na entrega. O mesmo conselho vale para os presentes. Encomende o quanto antes.

6. Prepare a festa digital
Em tempos de pandemia, não dá mais para reunir todo mundo ao redor da mesa. No entanto, é possível compartilhar momentos de alegria virtualmente. Fazer uma chamada coletiva de vídeo pode ser uma forma agradável de marcar presença, mesmo que à distância.

7. Cuide da mesa posta
Invista em uma decoração com história. Louças e faqueiros especiais devem sair do armário para dar vida a um cenário especial. Inspire-se em tendências de mesa posta e capriche no décor. Lembre-se que preparar a festa já é uma forma de comemorar a alegria de ter os queridos por perto.

8. Um brinde especial
Deixe as taças de molho em vinagre branco morno por 15 minutos. Depois lave normalmente antes de usar. Elas estarão brilhando e prontas para os brindes de Boas Festas.

fonte: Casa Vogue, escrita por Lara Muniz

Digite o que você procura