5 hábitos que devem ser evitados durante a limpeza da casa

Por DragonImages Por DragonImages

Quem gosta de organização sempre busca novas dicas para agilizar a rotina de limpeza em casa. Para manter tudo em ordem, vale seguir dicas que vão garantir uma faxina eficaz e ainda ajudem a otimizar o seu tempo. Nesta outra matéria, por exemplo, nós te contamos como facilitar a limpeza da sala.

Segundo a personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer, o ponto de partida para ter o lar arrumado é seguir um cronograma: “É muito importante que todas as tarefas da casa tenham dias para serem feitas, como lavar e passar roupas, limpar banheiro, o chão, limpar o fogão, azulejos, entre outros”, explica.

Mas, durante a realização dessas atividades, podem surgir algumas dúvidas. Por isso, listamos os cinco erros mais comuns relacionados aos cuidados domésticos, de acordo com a Bettanin. Confira!

1. Pisos diferentes pedem químicos diferentes
É muito comum as pessoas utilizarem um único produto para lavar todos os cômodos da casa, até por questão de economia. Porém, se os pisos forem diferentes, você deve utilizar químicos específicos para cada higienização.

O uso de um produto próprio para porcelanato, por exemplo, se utilizado em um ambiente com piso laminado, além de não limpar de forma efetiva, pode danificar e tirar o brilho daquele material. É preciso ficar atento, também, aos químicos indicados para áreas internas e externas, que necessitam de uma higienização diferenciada.

2. Utilizar a mesma esponja em vários cômodos

Imprescindível dentro de qualquer casa, as esponjas são superversáteis e podem ser utilizadas para lavar louças, limpar superfícies, entre outras atividades. Porém, é preciso ter em mente, que para uma higienização eficiente e segura, é necessário ter uma esponja específica para cada tipo de limpeza.

Separar uma esponja para cada tipo de tarefa é essencial para evitar que as bactérias e vírus sejam transportados pela casa. Indica-se também que haja um modelo para louças variadas. Vidros, inox e alumínios, por exemplo, necessitam de uma lavagem mais delicada, já os demais utensílios podem ser higienizados com uma esponja multiuso.

Outra questão importante é avaliar o tempo de uso de uma esponja. Sugere-se o descarte após sete dias de uso, devido ao acúmulo de bactérias em sua superfície. Precisa de uma ajudinha? Veja no link como higienizar sua esponja corretamente.

3. A escolha da vassoura

Assim como os químicos e as esponjas, outro item que costuma ser utilizado para limpezas diversas, sem dúvidas, é a vassoura. Entretanto, essa prática não é recomendada! A dica é ficar atento às cerdas da vassoura. São elas que definem a indicação de uso e que influenciam na performance da limpeza.

Existem vassouras com cerdas mais rígidas, indicadas para limpeza externa; aquelas mais macias e flexíveis recomendadas para uma limpeza delicada; e opções com cerdas multiúso, são indicadas para todos os tipos de limpeza. Nesta matéria, nós te explicamos qual é a melhor vassoura para o piso da sua casa!

4. Nada de torcer os panos!

Além de evitar utilizar o mesmo pano em todos os ambientes, é preciso se atentar à forma de remover o excesso de água do produto, a fim de prolongar sua vida útil. Ao torcer o pano com força, as fibras do tecido podem ser prejudicadas, fazendo com que o item não seja tão efetivo no próximo uso. Por isso, é indicado que você aperte o tecido para tirar o acúmulo de água e não deixe de estendê-lo para uma secagem natural.

5. Não deixe as roupas no varal depois de secas

Com a rotina agitada, esquecer as roupas penduradas no varal ou deixá-las mais tempo do que o necessário pode ser comum. No entanto, este é um hábito que pode prejudicar a cor, maciez e durabilidade dos tecidos, pois o excesso de exposição ao sol tende a deixar as peças exageradamente secas e difíceis de serem passadas.

Digite o que você procura